Cidades

Dose de reforço é liberada para moradores a partir de 18 anos em São Gonçalo

Vacinação dos profissionais de saúde, veterinários e agentes funerários com 60 anos ou mais de idade, que estam na ativa, na Clínica da Família Estácio de Sá, na região central da cidade. O município do Rio de Janeiro ampliou hoje (27) o público-alvo da campanha de vacinação contra a covid-19.
Vacinação dos profissionais de saúde, veterinários e agentes funerários com 60 anos ou mais de idade, que estam na ativa, na Clínica da Família Estácio de Sá, na região central da cidade. O município do Rio de Janeiro ampliou hoje (27) o público-alvo da campanha de vacinação contra a covid-19. |  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Decisão acontece após anúncio do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga nesta terça-feira (16). Foto: Tânia Rêgo - Agência Brasil

Depois da recomendação do ministério da Saúde para que doses de reforço sejam aplicadas para maiores de 18 anos em todo o Brasil, a secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo começa nesta quinta-feira (18) a aplicação da terceira dose contra o coronavírus em todos os gonçalenses maiores de 18 anos.

Para a aplicação do imunizante, o morador deve ter intervalo de cinco meses da segunda dose. Outra medida para que a população seja imunizada (vacinados com primeira e segunda doses) é a redução do intervalo da aplicação da vacina Pfizer entre a primeira e a segunda dose, que passa dos atuais 56 dias para 21 dias. 

A tomada de decisão ocorreu na reunião do Gabinete de Crise contra o Coronavírus que acontece, realizada toda quarta-feira, na sede da Prefeitura de São Gonçalo. A reunião conta com a participação do prefeito Capitão Nelson (PL), do secretário municipal de Saúde e Defesa Civil da cidade, Dr. Gleison Rocha, e de especialistas em saúde pública levando em conta os índices da doença na cidade. 

A ampliação da dose de reforço para todos os gonçalenses com mais de 18 anos se dá após a autorização do Ministério da Saúde, que também já tinha autorizado o intervalo de 21 dias entre as doses da Pfizer.

"Precisamos que toda a população esteja imunizada o quanto antes. Já está provado pelos números e reduções de internações e mortes que este é o caminho. Quanto mais cedo todos estiverem vacinados, mais cedo tudo poderá voltar ao normal", disse o secretário de saúde, Gleison Rocha.

Maricá

O movimento já tinha sido anunciado pelo município de Maricá nesta terça-feira (16). A aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 nas pessoas de 18 anos ou mais que tenham tomado, no mínimo, cinco meses a segunda dose ou a dose única. A dose de reforço vai estar disponível em todos os polos distritais de vacinação e no polo itinerante, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Para receber o reforço, é necessário apresentar um documento de identidade com foto, CPF, além dos comprovantes de vacinação e residência, em um dos polos do município (USF Central; USF Jardim Atlântico; USF Chácaras de Inoã e USF Marinelândia). A dose também estará disponível no polo itinerante que permanece até sexta-feira (19) na Praça do Turismo, no Centro. 

Rio

Na capital, a medida também deverá ser atendida pela prefeitura, mas, segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, ainda não há previsão para novas remessas para vacinação dessa nova medida anunciada pelo ministro da Saúde. Na última sexta, a cidade já havia anunciado a redução no intervalo das aplicações das doses para maiores de 12 anos.

Niterói

A secretaria municipal de Saúde de Niterói informa que aguarda o envio de doses da vacina contra a Covid-19, pelo Ministério da Saúde, para iniciar a aplicação. A secretaria considera a ação de expansão importante e irá divulgar o calendário em breve. 

Niterói já atingiu 100% da população adulta imunizada com a primeira dose da vacina e 86,5% da população total, de 515.317 habitantes, segundo dados do IBGE. O município concluiu a imunização contra a Covid-19 em 76% da população total com duas doses ou dose única e 94,5% da população adulta. 

< Camila Queiroz nega demissão e afirma ter sido enganada na TV Globo Ofensa e tumulto na Câmara de Niterói com voz de prisão <